Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Semana terá baixas temperaturas e chuva no RS; frio se intensifica a partir de quinta-feira
05/06/2022 19:31 em METEOROLOGIA

A chuva e as baixas temperaturas não darão trégua no Rio Grande do Sul na semana que se inicia. O frio ficará ainda mais intenso a partir de quinta-feira (9), quando uma nova massa de ar polar volta a derrubar as temperaturas, que ficarão próximas de 10 °C em vários municípios do Estado. Há previsão também de geada em diversas regiões.

 

Tipos de chuva: quais são, critérios, curiosidades - Brasil Escola

 

A semana começa úmida e com temporais no Estado. Um sistema de baixa pressão se aprofunda já na segunda-feira (6) na costa do RS e ajuda a aumentar as nuvens carregadas. O tempo fica encoberto e com chuva volumosa e persistente em todo o centro e norte gaúcho.

 

A chuva aparece em vários momentos e há previsão de temporal em Porto Alegre e nas regiões de Santa Maria, Caxias de Sul e Bagé. Em Uruguaiana, a chuva pode ser intensa, acompanhada por raios, trovoadas e rajadas de vento. No Litoral, venta bastante ao longo do dia, com rajadas de 40 km/h a 50km/h, e o mar fica agitado.

 

As menores temperaturas para a segunda devem ocorrer em Pedras Altas, que deve registrar 7°C, Canguçu, 9°C, Chuí e Porto Alegre com 10°C.

 

Na terça-feira (7), a baixa pressão atmosférica continua atuando próximo ao Estado, mas se afasta em alto-mar até o fim do dia. O tempo volta a abrir no oeste e sudoeste gaúcho, ainda com variação de nebulosidade, mas sem chuva. As demais regiões e a Capital terão sol entre muitas nuvens e chuva em vários momentos, e as temperaturas continuam baixas. 

 

Na quarta-feira (8), um sistema de alta pressão volta atuar e impede a formação de nuvens carregadas. As manhãs e tardes continuam frias, mesmo com a presença do sol em todo o sul, oeste e norte do Estado. Na Capital, Região Serrana e no Litoral Norte, o dia será de muita nebulosidade e chuva a qualquer hora.

 

O município de Pedras Altas deve registrar 4°C na quarta, assim como o de São José dos Ausentes. Pinheiro Machado tem mínima prevista de 5°C. Caçapava do Sul, Cambará do Sul, Canguçu e Soledade devem registrar 6°C.

 

Onda de frio intenso e os riscos - Atenção Básica do RS

 

Onda de frio para quinta

A partir de quinta-feira (9), os gaúchos terão ainda mais com o frio, com uma nova massa de ar polar que derruba as temperaturas. As manhãs e madrugadas serão geladas em todo o Estado e há possibilidade de geada. As temperaturas ficam próximas a 10°C.

 

Entre sexta-feira (10) e sábado (11), há chances de precipitação invernal, quando há chuva congelada, geada ampla e possibilidade de neve.

 

Fonte: Gaúcha ZH

COMENTÁRIOS