Volume
Redes
Sociais
DICAS PARA O CABELO

 Transição capilar: o que fazer para deixar os fios naturais?

transição capilar é um processo delicado, que devolve à mulher suas madeixas naturais após anos de químicas que transformaram a estrutura do fio. Depois de anos expostos a alisamentos, progressivas, permanentes e até excesso de chapinhas, voltar às origens exige paciência e dedicação. 

Resultado de imagem para cabelo mulher png

Durante meses e meses, os cabelos ficam indefinidos, com texturas diferentes na raiz e nas pontas. É um esforço que, apesar de demorado, vale a pena porque revela a autoaceitação e até reconstrução da autoestima por parte das mulheres.

 

Resultado de imagem para hair fashion png

 

“É quando você resolve aceitar o cabelo como ele é e assumir sua identidade. É uma fase de transformação capilar e desconstrução de padrões”, acredita Douglas Candido Baptista, cabeleireiro do Instituto Embelleze. 

Por onde começar?

 

 O que começa com o abandono escovas progressivas e alisamentos, só termina quando o cabelo cacheado, ondulado ou crespo é assumido. Enquanto algumas mulheres eliminam abruptamente parte alisada, aderindo aos corte curtinho chamado big chop, outras preferem esperar a raiz natural crescer um pouco mais. 

Imagem relacionada

É por isso que este processo é muito individual e o tempo de duração depende de cada tipo de cabelo (e de mulher). “Isso depende de vários fatores: a disposição de fazer o big chop, a velocidade do crescimento do cabelo e o tipo de cacho. Algumas meninas se sentem confortáveis para raspar os cabelos e começar do zero, enquanto outras só vão fazer o corte após um ano, por exemplo”, afirmam as blogueiras do Cacheia!, Ana Catarina Cizilio, Mariana Boaretto, Maressa Santos e Raysa do Carmo.

Resultado de imagem para CABELO HIDRATAÇÃO PNG

Para quem não quiser fazer o big chop de imediato, a dica é ter paciência e focar no objetivo final. “Existem outros truques como adotar um penteado, lenços, turbantes, bandanas ou os famosos apliques podem ser grandes aliados neste período”, completa Baptista. Escolher um bom cabeleireiro neste processo também é uma ótima alternativa, já que este profissional vai auxiliar na escolha de cosméticos para harmonização de texturas e beleza do fio. 

Imagem relacionada

Fios indefinidos

O corte é inevitável na transição capilar já que as partes alisadas não voltam a ficar naturalmente crespas, cacheadas ou onduladas com facilidade. Mas quem não deseja cortar o cabelo muito curtinho pode usar alguns penteados que disfarçam a diferença a raiz e as pontas dos cabelos. “As tranças embutidas e tranças no formato de tiara são lindas e ajudam a disfarçar a diferença de texturas entre a raiz natural e o comprimento alisado”, afirmam as blogueiras do Cacheia!

Existem, ainda, alternativas como as texturizações, que é uma forma de “cacheamento” temporário da parte lisa. Este processo pode ser feito com o auxilio de bigudins ou babyliss. Em outros casos, as mulheres mais práticas costumam usar um mousse em todo o cabelo ainda úmido e amassam o cabelo para que os fios lisos fiquem levemente ondulados após secar.

Mas nem sempre a parte lisa enrola facilmente. Afinal, foram anos e anos de alisamentos. Nestes casos, Evandro Pires da Silva, técnico da L´Arrëe, recomenda utilizar escova e prancha durante a transição capilar, já que é uma forma para deixar os fios similares.

“Mas é preciso  tomar cuidado e utilizar produtos específicos de proteção térmica e manter o cabelo bem nutrido e hidratado, a fim de mantê-lo saudável, pois o excesso de modelagem termomecânica pode danificar os fios”, comenta.  

Resultado de imagem para CABELO HIDRATAÇÃO PNG

Hidratação e nutrição sempre!

Na transição capilar, é importante abusar dos cremes para pentear, máscaras de hidratação e leave-in. Formulações menos agressivas como Low Poo e No Poo são aliadas porque limpam e agridem menos os fios. 

O segredo está na hidratação e nutrição das madeixas e pensar, principalmente, no resultado a ser alcançado. “Os primeiros meses são cruciais para preparar o cabelo, por isso, a transição não é só de liso para cacheado, mas também é toda a preparação para ter cachos bonitos, saudáveis, nutridos e hidratados”, acredita Evandro Silva. 

Para ajudar nesta tarefa, as blogueiras do Cacheia! mostram como tratar a raiz e o comprimento alisado durante a transição capilar. Confira: 

Resultado de imagem para RAIZ DO CABELO

Dicas para lidar com a raiz: 

  • ​​Hidratação caseira de maizena, que ajuda a reduzir o volume temporariamente de forma natural. Para fazer, é só misturar duas colheres (sopa) bem cheias de maizena em meia xícara de água filtrada fria. Levar ao fogo baixo, mexendo lentamente para não empelotar. Misturar com um creme de hidratação para os cabelos (2-3 colheres de sopa). Pode acrescentar também glicerina vegetal ou azeite de oliva para deixar a mistura mais hidratante ou nutritiva; 
  • Penteados como tranças, coques, rabos de cavalo e uso de acessórios como bandanas, faixinhas e presilhas são ótimos aliados na fase de transição;
  • Usar secador e chapinha para alizar a raiz. Porem esse aparelhos devem ser usados com moderação e sempre com a utilização de um protetor térmico. 

Dicas para lidar com o comprimento alisado:

Imagem relacionada

  • Texturizações com bigudins, rolinhos com grampo e até produtos como mousse, por exemplo, ajudam a disfarçar as diferenças entre os fios da raiz e das pontas;
  • Babyliss é um dos métodos mais utilizados para cachear a parte lisa, mas também deve ser utilizado com protetor térmico para não danificar os fios; 
  • Penteados como tranças e coques também são recomendados para não deixar as pontas lisas soltas e, de quebra, ainda ficar com um visual bonito para qualquer ocasião. 

Cuidados caseiros para os cabelos

Resultado de imagem para girl hair png

1 - Um cabelo bonito nunca pode ser lavado com água 'pelando', pois o calor abre as cutículas do fio e causa frizz. Use somente água fria e morna.

 

2 - Ao lavar os cabelos em casa, faça duas etapas: use a medida de uma moeda de 1 real de shampoo, massageie os fios com a ponta dos dedos, enxágue muito bem e repita a operação.

Resultado de imagem para girl hair png 

3 - Shampoo anti-resíduo deve ser usado pelo menos uma vez por semana. Mas deve ser evitado por quem tem progressiva ou tintura, pois ele limpa a química.

 

4 - Nunca passe condicionador na raiz, para não aumentar a oleosidade da região. Para saber onde aplicar o produto, meça quatro dedos a partir da risca. Dali para baixo, o condicionador está liberado.

 Imagem relacionada

5 - Retire todo o condicionador do cabelo, nada de deixar um pouquinho para ajudar a pentear.

 

- Não importa se seu cabelo é liso escorrido ou crespo: use sempre um creme para pentear depois de lavar. Ele serve para repor nutrientes e proteger os fios.

 

7 - Depois use os finalizadores. Um bom leave-in é o segredo de beleza de muitas celebridades. Espalhe bem o produto com as mãos e penteie os fios. Mas use o produto com moderação, pois o excesso pode deixar o cabelo pesado. O ideal é o equivalente a uma moeda de 50 centavos.

Resultado de imagem para beauty hair png 

 

8 - Quem faz escova precisa usar um creme termoativo que, além de proteger os fios, tem ingredientes que hidratam.

 

9 - Quem quer brilho pode aplicar o silicone no cabelo seco ou molhado. Para diminuir o aspecto ressecado, passe nas pontas logo após o leave-in. Ele formará uma película de brilho.

 

10 - A pomada é indicada para modelar os fios, mas, se o seu cabelo for oleoso, evite, pois ela é gordurosa. No lugar, use um creme de modelar para fazer penteados ou silicone, se o problema for o frizz.

Resultado de imagem para beauty hair png 

11 - A dica para os cabelos enrolados é usar o musse depois do leave-in. Passe o equivalente a uma bola de pingue-pongue do produto, use um pente para ajudar a espalhar e amasse os fios com as mãos.

 

12 - Se o seu cabelo arma ao longo do dia, escolha uma musse de fixação forte, que é duas vezes mais poderosa que a comum, para domar seus cachos e evitar aquele efeito leoa.

Resultado de imagem para beauty hair png 

 

13 - O formato do rosto é fundamental para a escolha do corte. O formato de triângulo invertido vai bem com fios desfiados e franja lateral. Redondo, com longos desfiados nas pontas. O quadrado deve ficar longe dos curtos. E o oval vai com quase todos os cortes.

 

14 - Quem tem cabelo liso e quer dar volume deve cortá-lo em camadas. E quem tem enrolado e quer domar os fios, deve desfiá-los.

 

15 - O chanel continua em alta, e pode ser usado inclusive por quem tem cachos, mas fica volumoso.

Imagem relacionada 

16 - Um jeito de saber se você pode ser loira é pela sobrancelha. Se ela for escura, com fios fechados, você não deve adotar o tom. Mas se ela for escura e translúcida, com fios ralos e um pouco de pele aparecendo, tudo bem.

 

17 - Quem tem a pele branquíssima pode ter qualquer cor de cabelo.

 

18 - Quem tem tintura escura e quer clarear deve ir com calma. Faça mechas a cada três meses e, quando 50% do seu cabelo estiver mais claro, mande ver na coloração. Desse jeito, você agride menos os fios.

 

19 Assim que você sair do salão, compre shampoo e condicionador específicos para seu tipo de cabelo. Peça ajuda ao seu cabeleireiro para escolher os melhores produtos para usar em casa.

Resultado de imagem para girl hair png 

20 - Muita gente acha que o tonalizante agride menos os fios, mas isso não é verdade. Se for usado por três meses, a quantidade de pigmentos de cor acumulada no fio será a mesma da tintura, mas sem o mesmo efeito aparente.

 

21 - Dê um intervalo de pelo menos um mês entre duas químicas para poupar o cabelo.

Imagem relacionada 

22 - Hidratações devem ser feitas pelo menos uma vez por mês no salão.

 

23 Se os seus fios são muito secos, precisam de produtos hidratantes. Procure saber, através do rótulo, se eles possuem óleos de frutas e castanhas, abacate e manteiga de karité, que são ótimos para hidratar. Já os cabelos frágeis, que quebram com facilidade, como os que têm tintura, precisam de proteínas para ser fortalecidos.

Resultado de imagem para beauty hair png

24 - Corte as pontas de três em três meses.

 

25 - Quer hidratar os fios? Misture uma colher de bepantol no condicionador.

 

Resultado de imagem para hair model png

 

Como engrossar o Cabelo com Babosa 

Resultado de imagem para cabelo mais grosso com babosa

Ingredientes do tratamento caseiro para engrossar os cabelos :

 
2 colheres (sopa ) de gel de babosa (você vai abrir a folha da babosa e retirar apenas o gel )
1 colher (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

 

2 colheres (sopa) de água filtrada

Modo de fazer a hidratação para engrossar os cabelos

 

Resultado de imagem para cabelo mais grosso com babosa
Misture todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea .
 
 

Modo de usar o tratamento para deixar os fios do cabelo mais grossos :

1- Umedeça seu cabelo com água.
 
2- Aplique a mistura da hidratação para encorpar os cabelos mecha a mecha da raiz as pontas.

 

3- Coloque uma touca ou sacola plástica nos cabelos e deixe agindo por 30 minutos.
 
4- Lave seu cabelo com xampu e condicionador normalmente. 
 
5- Repita este tratamento duas vezes por semana até atingir o resultado desejado.
 
 
Resultado de imagem para beleza  png
 

Hidratação com Ovo no Cabelo ? Deixe seu Cabelo Poderoso!

 

Hidratação com Ovo no Cabelo ? Você sente seus cabelos fracos, desnutridos e sem vida ? Então é hora de você fazer esta receita caseira do tempo da vovó, para deixar seus cabelos maravilhosos novamente...

Estou falando da hidratação com ovo, e não precisa fazer cara feia não, porque a gema de ovo traz benefícios incríveis para o cabelo, que vai compensar o trabalho que você vai ter para passar o ovo no cabelo...

A gema de ovo tem proteínas e gorduras, que vão ajudar a  restaurar seu cabelo e a deixar ele bonito e saudável novamente.

A hidratação com ovo nos cabelos cacheados traz inúmeros benefícios, como nutrição eliminar ressecamento e controlar o volume do cabelo.
 
E a hidratação com ovo nos cabelos lisos, também ajuda bastante, aumenta o brilho e a força dos cabelos lisos...
 
Resultado de imagem para beauty hair png
 
Então qualquer que seja o tipo de cabelo você deve usar a hidratação com gema de ovo, que só trará benefícios para os cabelos...
 
Vou colocar abaixo algumas receitinhas incríveis para você fazer usando a gema de ovo no cabelo, basta você escolher a  que preferir e começar a aproveitar os benefícios que o ovo traz para o cabelo...
 
As receitas são bem fáceis tenho certeza que vai gostar, confira abaixo :

 

Hidratação com Ovo e Creme Capilar


 
Esta hidratação é bem legal, porque  o creme de hidratação e o vinagre de maçã ameniza um pouco o cheirinho da gema de ovo.
 
É importante que você escolha um creme capilar bem cheiroso, para usar nesta hidratação capilar , que disfarce o cheiro do ovo, veja como fazer ...
 
Resultado de imagem para egg for hair
 

Ingredientes da Hidratação com Ovo e Creme

 

  • 1 gema de ovo

  • 2 colheres(sopa) de creme de hidratação 

  • 1 colher (chá) de vinagre de maçã
 
 

Modo de preparar a hidratação caseira com gema de ovo :

 
      1- Bata a gema com um garfo.
 
 
2- Acrescente o creme de hidratação e o vinagre de maçã até formar uma mistura homogênea.
 
 

Modo de usar a hidratação com gema de ovo nos cabelos :

 
1- Lave o cabelo com seu shampoo tradicional .
 
2- Enxugue os cabelos com uma toalha, para retirar o excesso de umidade.
 
3- Aplique a hidratação mecha a mecha e deixe agir por meia hora (30 minutos) , coloque um papel laminado ou uma touca plástica nos cabelos .
 
4- Lave os cabelos com água e seu condicionador preferido.
 
5- Lave novamente com água para retirar o condicionador e deixe secar naturalmente.
 
Resultado de imagem para egg for hair
 

Hidratação com Ovo e Babosa

 

Que a babosa é maravilhosa para o cabelos e para a beleza você já sabe, pois já ensinei aqui no blog  como fazer o cabelo crescer com babosa, a hidratação com babosa e outras receitas mais...

 

Que tal unir o poder da babosa, a nutrição da gema de ovo nos cabelos ?

É isto que esta receita faz, então anote ai o que você vai precisar.

 

 

Ingredientes da Hidratação com Ovo e Babosa

 

2 colheres(sopa) da polpa ou gel da babosa (parte gelatinosa de dentro da folha)

2 gemas de ovos

 

1 colher(sopa) de creme de hidratação

 

 

Como Preparar a Hidratação com Ovo e Babosa

Resultado de imagem para beauty hair png

 

1- Amasse o gel da babosa com um garfo.
 
2- Bata a gema de ovo com um garfo e acrescente a polpa da babosa, misture bem .
 
3- Por último agregue o creme de hidratação e vá misturando até ficar homogêneo.
 
 

Passo a passo de como hidratar o cabelo com gema de ovo e babosa

 
1- Lave o cabelo com seu shampoo tradicional .
 
2- Enxugue os cabelos com uma toalha, para retirar o excesso de umidade.
 
3- Aplique a hidratação mecha a mecha e deixe agir por meia hora (30 minutos) , usando uma touca plástica nos cabelos .
 
4- Lave os cabelos com água e  shampoo novamente.
 
5- Aplique o seu condicionador preferido.
 
6- Lave  com água para retirar o condicionador e deixe secar naturalmente.
 
Resultado de imagem para beauty hair png
 

Hidratação com Ovo e Azeite de Oliva

 

Esta é a receita mais conhecida e mais tradicional de todas a hidratação que usa gema de ovo e azeite de oliva.
 
Ela é simples e fácil de fazer, mas vai melhorar muito a saúde de seus cabelos, algumas pessoas já conseguem ver melhorar nos cabelos na primeira aplicação.
 
Veja como é fácil fazer esta receita...
 
Resultado de imagem para beauty hair png

Ingredientes da Hidratação com Gema de Ovo e Azeite de Oliva

 
 
  • 2  gemas de ovos
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

 

 

Modo de Preparar :

 

1- Coloque as gemas e o azeite de oliva em um recipiente e bata bastante  até ficar uma mistura cremosa e homogênea.
 

Como usar a hidratação com Gema de Ovo e Azeite nos Cabelos

 
1- Lave o cabelo com seu shampoo tradicional .
 
2- Enxugue os cabelos com uma toalha, para retirar o excesso de umidade.
 
3- Aplique a hidratação mecha a mecha e deixe agir por meia hora (30 minutos) , usando uma touca plástica nos cabelos .
 
4- Lave os cabelos com água e  shampoo novamente.
 
5- Aplique o seu condicionador preferido.
 
6- Lave  com água para retirar o condicionador e deixe secar naturalmente.
 
Resultado de imagem para beauty hair png