Volume
Redes
Sociais
HOJE TEM ECLIPSE SOLAR
26/02/2017 - 8h32 em METEOROLOGIA

Neste domingo de Carnaval acontece o primeiro eclipse solar de 2017. Ele será do tipo anular e poderá ser visto em boa parte do Brasil. Ele deve durar pouco mais de uma hora para quem observa. Fique esperto, portanto, para observar o fenômeno.

Resultado de imagem para ECLIPSE SOL

Porções mais ao sul do Brasil serão beneficiadas e poderão observar o eclipse com maiores detalhes. Quanto mais ao sul do globo, aliás, mais visível será o fenômeno. Locais como o sul do Chile e da Argentina verão um eclipse total–efeito que não se aplica ao nosso país.

Entre 9h e meio dia do domingo, o momento principal do evento terá ocorrido em todo o território nacional .

 

Resultado de imagem para ECLIPSE SOL

Olhar diretamente para o Sol é algo perigoso e pode resultar em danos na visão. É necessário, portanto, usar equipamentos com proteção apropriada–e nada de chapa de raio-x e óculos escuros, por favor.

Como bem lembra o Diário Catarinense, uma opção é usar vidros de solda com tonalidade 14. Mesmo assim, não passe mais de 20 segundos olhando para o Sol.

Outra opção é procurar por um observatório em sua cidade e ver se haverá alguma programação especial. Telescópios com proteção ultra-violeta são indicados para esse tipo de observação.

Resultado de imagem para ECLIPSE SOL

Eclipse anular

 

O eclipse não será total, ele será anular. Isso acontece porque o disco da lua não estará com tamanho o suficiente para encobrir todo o sol. Por conta disso, veremos uma espécie de “anel de fogo” em volta do nosso satélite natural. 

 

 

No dia 21 de agosto, outro eclipse solar acontecerá. Nessa data, no entanto, o fenômeno poderá ser visto somente na região Nordeste do país.

 

COMENTÁRIOS